sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Prefeito Ciro Bezerra entrega tabletes e fardamento para profissionais da saúde de Itaú


A Prefeitura Municipal de Itaú RN, através do prefeito Ciro Bezerra, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde realizou em cerimônia na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro de 2017, na UBS Mãe Dália, a entrega de tabletes e fardamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias.
O coordenador de saúde Nedilson Paiva, fez a abertura da cerimônia apresentando o programa informando que o prefeito Ciro Bezerra quem realizaria a entra do material aos profissionais.

Ciro falou da sua alegria em poder estar entregando um equipamento de tão grande importância que irá facilitar e agilizar o trabalho dos profissionais, ganhando tempo para execução da jornada de trabalho. O prefeito também destacou os cuidados que os agentes deverão ter com a ferramenta de trabalho para evitar problemas e prejuízos ao município.

O material tem a finalidade de contextualizar as atividades do dia a dia. Os tabletes vêm com aplicativos (ESUS AB Territorial), específicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados na rotina de trabalho dos profissionais tanto da atenção básica, quanto da Vigilância Ambiental e da Vigilância Sanitária. O equipamento vai eliminar gradativamente o papel, possibilitando mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação.

Com a nova feramente o retrabalho deve acabar a partir de agora. “Hoje temos que anotar as informações no papel e depois passar para o sistema. A novidade embora traga benéficos, assusta um pouco por termos algumas dúvidas sobre como usar o tablete, mas acredito que com a prática essa expectativa seja superada”, destacou um dos agentes comunitário de saúde.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado por agentes comunitários de saúde, o aplicativo permite avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, pois fortalece os processos de gestão dos usuários, facilita busca de informações epidemiológicas de forma ágil e evidencia problemas e características particulares de cada comunidade.


Após a entrega do material, os agentes e demais Profissionais da Saúde passaram por uma capacitação sobre o uso dos equipamentos e implantação do ESUS PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) nas Unidades Básicas de Saúde, ministrado pela técnica tecnológica Manoela Janethe Barros Costa.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.





A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

O sistema armazena todas as informações de saúde, clínicas e administrativas dos pacientes. Através dele, os médicos podem consultar diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas. O médico conseguirá, ainda, verificar se a medicação que ele pretende recomendar está disponível na Farmácia Popular do município. A medida também ajudará a reduzir custos ao evitar, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, pois haverá maior controle sobre o que está sendo investido, além de diminuir consideravelmente o uso e gasto com papel.

Os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do  prontuário eletrônico no próprio Sistema e-SUS AB, por meio de relatórios gerenciais, ou ainda, de forma mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional.



















Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.