quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Reforma política trava e Rodrigo Maia adia votação na Câmara


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), jogou para a próxima semana a votação do primeiro dos quatro projetos que tratam da reforma política e tramitam a toque de caixa no Legislativo.
A decisão de postergar a votação de temas como distritão e a criação de um fundo público para financiar eleições, segundo Maia, foi “falta de segurança” em votar uma proposta de emenda constitucional com um quórum de aproximadamente 430 parlamentares. Para ser aprovada, uma PEC precisa dos votos de ao menos 308 dos 513 deputados.
“[Quórum de] 430 para votar uma PEC dessa importância eu achei baixo. A decisão foi minha e vamos deixar para a próxima semana. Foi até bom porque a gente ganha tempo para continuar debatendo temas que estão construindo convergência nessa matéria”, disse Maia após encerrar abruptamente a sessão.
As mudanças nas regras que estavam sendo discutidas nesta quarta-feira constam da PEC 77. Devido à forte resistência da oposição ao Governo Michel Temer (PMDB), a tendência é que o distritão, sistema no qual são eleitos para a Câmara os deputados mais votados, seja completamente alterado. Segundo lideranças partidárias, cerca de 240 parlamentares são contra essa proposta e querem que seja mantido o atual sistema eleitoral, no qual são eleitos os deputados que tiverem seus votos diretos somados aos dados às suas legendas ou coligações.


* BG via El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.