terça-feira, 22 de agosto de 2017

Graves inundações no Sul da Ásia já afetam 24 milhões de pessoas

As graves inundações que atingem países do Sul da Ásia - Índia, Nepal e Bangladesh - já afetaram 24 milhões de pessoas, o pior desastre do tipo sofrido pela região em décadas, disse nesta terça-feira (22) a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR).
A informação é da Agência EFE.
A organização humanitária também revisou para cima o número de mortos e afirmou que eles já são mais de 700.
"Comunidades inteiras estão isoladas. A única maneira de enviar ajuda a eles é por barco. Várias delas estão ficando sem alimentos", disse em uma entrevista coletiva em Genebra o responsável por programas e operações da FICR, Jagan Chapagain.
O diretor da organização afirmou que a situação está "de mal a pior" nos três países, onde as prioridades são o envio de água potável e a atuação de médicos para evitar surtos epidêmicos.
Para lidar com a tragédia, a FICR lançou um pedido de US$ 7 milhões para o Nepal e Bangladesh. A entidade está financiando as operações nos dois países e na Índia com recursos de um fundo para emergências.
A água parada é o local adequado para a multiplicação dos mosquitos transmissores de malária e dengue. Além disso, ela gera a condição para a aparição de doenças que provocam diarreia.
"No Nepal, as águas estão baixando. Nossas equipes encontram comunidades que perderam suas casas, seus documentos, tudo. O número de pessoas afetadas aumenta a cada hora, à medida que as águas avançam para o sul", explicou o diretor da FICR.
Nas áreas de baixa altitude de Bangladesh, os funcionários do Crescente Vermelho descreveram as inundações como as piores já sofridas pelo país na história.




* Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.