quinta-feira, 31 de março de 2016

Nordeste tem alerta de chuva forte

Defesa Civil reforça ações para evitar alagamentos
Defesa Civil reforça ações para evitar alagamentos

O Nordeste está sob aviso de chuvas fortes que estão previstas para ocorrer até sexta-feira (1º). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela Climatempo e a Defesa Civil de João Pessoa avisou também que está intensificando o monitoramento na cidade, principalmente nas 31 áreas de risco.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a maior precipitação deve ocorrer nesta quinta-feira (31), com previsão de trovoadas a qualquer hora do dia. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) também já divulgou que há previsão de chuvas para todo o estado nas próximas horas.

A Defesa Civil informou que tem feito em toda a cidade, através da Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, com serviços de limpeza visando diminuir os riscos de desastres trazidos pelo período de chuvas. No entanto, equipes da Defesa Civil continuam alerta e monitorando os pontos sujeitos a alagamentos na Capital.

Qualquer ocorrência em decorrência de chuvas ou da situação precária de moradias pode ser informada à Coordenadoria de Defesa Civil, por meio da Linha Direta 0800 285 9020, que funciona em regime de plantão durante 24 horas.

A Climatempo explicou que intensificação da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Nordeste, favoreceu o crescimento de nuvens bastante carregadas e já provoca chuva forte em várias localidades. A instabilidade avançou também para o interior dos estados, como no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão. 

Ainda conforme a Climatempo, a faixa leste de Pernambuco e de Alagoas, tem núcleos de nuvens bastante carregados que também provocam pancadas de chuva. “A Climatempo alerta para chuva moderada a forte ao longo da madrugada da quarta-feira e também ao longo do período. Não se descarta alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. Nos próximos dias, pelo menos até a sexta-feira, as condições ainda são para tempo severo principalmente entre o leste de Pernambuco até o Rio Grande do Norte e entre o Ceará até o Maranhão”, diz o texto da empresa de meteorologia.

* Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.