sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES: Vejam possibilidades em Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros


O Gente boa Allan Darlysson fez um bom texto político no Portal no AR sobre as possibilidades nas eleições em três cidades importantes no RN, Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros. Segue:

Com o início do ano eleitoral, as movimentações já começaram com vistas ao pleito de outubro próximo. Nos principais municípios do Oeste, o cenário começa a se desenhar. É o caso de Mossoró, Pau dos Ferros e Apodi, onde os partidos estão trabalhando candidaturas definidas desde o início do ano. Apesar de as alianças não estarem totalmente fechadas, já é possível destacar as disputas que provavelmente se formarão.

Mossoró
Na terra de Santa Luzia, o prefeito Silveira Júnior (PSD) enfrenta desgaste de popularidade acentuado, de acordo com as pesquisas de opinião. Apesar de ter o apoio da maioria da Câmara, o gestor não tem agradado ao eleitorado, que não o poupa de críticas. Ele já admitiu que, caso não haja viabilidade, não disputará a reeleição, atribuindo o insucesso de seu governo à crise econômica nacional. No entanto, hoje ele é o pré-candidato do governador Robinson Faria (PSD) no Município.
O principal nome que desponta pela oposição é o da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), que lidera todas as pesquisas de opinião. Rosalba não se declarou ainda pré-candidata. Disse que conversará com seu grupo antes de tomar qualquer decisão e que ainda não tem falado de política. Deixará para depois do carnaval. No entanto, o seu nome é defendido publicamente por aliado. Ela deverá ter o apoio das ex-prefeitas Fafá Rosado (PMDB) e Cláudia Regina (DEM).
O grupo da ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB) parece alheio ao processo, pelo menos por enquanto. Com as derrotas dela e da filha, ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB), no último pleito, elas ficaram enfraquecidas para a disputa. Larissa poderá ser candidata em uma terceira via. Também não é descartada uma união dos Rosados, com o apoio do PSB ao nome de Rosalba.
Correndo em faixa própria, segundo o BG apurou, um grupo de empresários buscam um nome para lanças na corrida na capital do Oeste, que realmente viesse representar o novo e uma forma diferente de se fazer política.

Pau dos Ferros
Em Pau dos Ferros, o cenário eleitoral do último pleito se inverteu. O prefeito Fabrício Torquato (PSD) caminha para firmar aliança com o PMDB, do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Se no pleito estadual de 2014 os partidos foram adversários, neste ano estão cada vez mais afinados na capital do Alto Oeste. A aliança conta com o apoio dos deputados estaduais Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Fernandes (PMDB), líderes das respectivas legendas na região. O grupo terá o apoio do governador.
O adversário de Fabrício deverá ser o ex-prefeito Leonardo Rego (DEM), que apoiou Fabrício na eleição passada. Os dois romperam durante a campanha de governo e Leonardo se lançou candidato contra Torquato. A dúvida em relação à candidatura dele gira em torno da sua situação jurídica. Réus em processos por improbidade administrativa, uma condenação em colegiado até as convenções pode deixa-lo inelegível. Leonardo conta com o apoio do pai, deputado estadual Getúlio Rego, líder do DEM na região e segundo pesquisa que o BlogdoBG teve conhecimento, hoje lidera a corrida eleitoral com uma certa folga.

Apodi
Em Apodi, o cenário se desenha para mais uma disputa entre PCdoB e PMDB. Único prefeito do Partido Comunista no estado, Flaviano Monteiro é o nome de Robinson na cidade. A maior dificuldade que o gestor encontra é o desgaste administrativo que ele enfrenta. Na contramão da ideologia partidária, o maior apoiador do comunista é o deputado estadual Getúlio Rego, do Democratas.
A oposição está se organizando. Em reunião ocorrida nesta semana, o PMDB lançou o nome do jovem Alan Silveira (PMDB), filho da ex-prefeita Gorete Silveira (PMDB), para disputar a eleição contra Flaviano. O peemedebista deverá receber o apoio de toda a oposição no município. Jovem e com trânsito na sociedade apodiense, Alan é visto como forte candidato na disputa deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.