segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada

* No Minuto - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa que a campanha de vacinação contra raiva animal, que seria finalizada no próximo dia 15, será prorrogada até 30 de janeiro de 2016. O principal ponto de vacinação é o CCZ, que funciona no Centro Administrativo Alcides Belo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Iniciada em 16 de novembro deste ano, a campanha imunizou, até a última quinta-feira, 24, 17.803 cães e 7.470 gatos. Ou seja, 61,71% do público-alvo. A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é a de que o município atinja, até o fim da campanha, 80% do público-alvo, sendo 28.849 cães e 12.690 gatos.
A vacina é destinada a todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade. A Secretaria de Saúde lembra que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cão é o principal transmissor de raiva animal para seres humanos, por ser o animal mais próximo do homem, por isso a vacinação acontece anualmente.
Além disso, a doença é fatal em seres humanos, transmitida por meio da mordida do animal infectado. “Em casos de acidentes envolvendo animais mamíferos (cães e gatos) ou silvestres (morcegos, raposas etc), é necessário que a pessoa procure imediatamente assistência médica”, aconselha a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz.
Além do CCZ, agentes de saúde também percorrem diversos bairros da periferia com objetivo de ampliar a assistência à vacinação. “Nós pedimos a toda a população que não deixe o seu animal de fora. Caso alguém tenha dificuldade em levar o animal até o CCZ, pode pegar a vacina e aplicá-la em casa. Para isso, é necessário que esteja com isopor e gelo para conservação da vacina”, acrescenta Karla Cartaxo, coordenadora do CCZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.