segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seca se agrava e 37 cidades já enfrentam racionamento de água no RN

Secretário Mairton França comentou situação da seca (Foto:Alberto Leandro)A estiagem prolongada no Rio Grande do Norte provoca situações de colapso no abastecimento e rodízio de água em municípios do Seridó e Alto Oeste potiguar, cenário que pode se agravar nos próximos meses, segundo previsão do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França.

“Podemos dizer que houve agravamento da situação, como na barragem Armando Ribeiro com regras para controlar o uso, e a reedição do decreto de estado de emergência para 153 municípios, viso que a situação não evoluiu”, destacou Mairton. O decreto será renovado em mais seis meses.

Segundo levantamento divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), já são nove municípios em colapso de água, com abastecimento feito por carros-pipa: Antônio Martins, João Dias, Luis Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel, Tenente Ananias e Carnaúba dos Dantas.

A lista de municípios com racionamento de abastecimento já somam 37: Acari, Água Nova, Almino Alfonso, Bodó, Caicó, Cerro Corá, Cel. João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Florânia,  Francisco Dantas, Itaú, Jardim de Piranhas, José da Penha, Lagoa Nova, Olho D’agua do Borges, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Serrinha dos Pintos, Umarizal, Tabuleiro, Timbaúba dos Batistas, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Pau dos Ferros, Paraná, Portalegre, Riacho da Cruz, São Francisco do Oeste, São Fernando, São Vicente, Venha Ver e Viçosa.

“Os estados mais críticos são nas regiões do Seridó e Alto Oeste, por isso estamos concentrando esforços em obras estruturantes de adutoras nas regiões, convênios com o DNCOS e Ministério da Integração para superarmos essa grave situação”, disse Mairton.

Em Natal, e municípios da região metropolitana, segundo o secretário não há risco de racionamento. “Vamos continuar a perfuração de poços para finalizar o ano com 500 perfurações”, disse Mairton.

Fonte: Cidade News via Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.