sábado, 27 de junho de 2015

Dunga diz que é afro-descendente por apanhar e cria polêmica

dunga

O técnico Dunga cometeu uma grande gafe ao comentar sobre o que viveu na Copa América de 1991 em entrevista concedida nesta sexta-feira, em Concepción, no Chile. O volante lembrou como era criticado na Seleção Brasileira e deu a entender que pessoas afro-descendentes gostam de apanhar.

Dunga concedia uma entrevista coletiva tranquila, com respostas curtas e cautelosas sobre o duelo de sábado contra a Colômbia, como tem feito ao longo da Copa América . Porém, questionado se as críticas de 1991 eram parecidas com os comentários feitos sobre a Seleção Brasileira atualmente, Dunga desandou a falar e cometeu a gafe.
“Nós eramos os ruins com sorte, e os outros eram os bons com azar. Aquela Seleção (de 1991) tinha a cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América e 24 anos sem Copa do Mundo. Tudo era ruim. Eu até acho que eu sou afro-descendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: ‘vamos bater nesse aí’. E começam a me bater, sem noção, sem nada. ‘Não gosto dele’ e começam a me bater”, afirmou, literalmente.
Dunga mostrou mais uma vez como se incomoda com as críticas que recebeu naquela época. “Se a Seleção que era boa, não ganhou, então por que colocar pressão na Seleção que tu fala que é ruim? Como vou explicar para o torcedor que o ruim ganha, e o bom perde? Você pode dizer ‘nem sempre o bom ganha’. Mas em 24 anos tem que ganhar”, cobrou, em retórica.
“Técnica é bom, mas não é suficiente para formar um time. Quando se forma uma Seleção, você escolhe os melhores, mas tem que montar um quebra-cabeça para ganhar. E aí vai uma série de fatores que podem contribuir”.
Por fim, o técnico também falou sobre o time atual do Brasil, falando que eles precisam saber lidar com críticas. “Na Seleção você só tem chance se ganhar. E às vezes, mesmo quando ganha, não vai satisfazer. Mas é um preço bom, porque é um orgulho defender nosso País. Esses jogadores têm uma pressão enorme pelas críticas após a Copa. Temos bons valores, nem todos têm experiência, mas estão aprendendo. Cada vez vai aumentar mais o grau da crítica, mas eles têm que estar preparados para dar resposta e ressurgir a todo momento”.
É claro que rapidamente o comentário de Dunga sobre afro-descendentes repercutiu nas redes sociais e gerou grande polêmica. O técnico foi muito criticado pela gafe e houve até quem pediu demissão dele.
Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.