terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Prognóstico sobre inverno no semiárido será anunciado hoje


Meteorologistas que participam em Fortaleza (CE) da 12° reunião de trabalho sobre a avaliação climática para a região Nordeste só devem anunciar hoje as primeiras previsões a respeito da ocorrência de inverno ou de prolongamento da estiagem no semiárido nordestino.
O chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) disse, por telefone, que até o fim de dezembro as águas do Oceano Atlântico estavam frias, mas por conta do aquecimento nessas primeiras semanas de janeiro, decidiu-se “analisar algumas simulações de modelos climáticos” para então se divulgar as previsões para a quadra chuvosa deste ano.
Gilmar Bristot informou que até o mês passado, como o Atlântico Sul estava frio, havia uma avaliação  inicial de que 2015 seria “um ano difícil inverno, como foi em 2014” e nos dois anos anteriores. Ele também explicou que qualquer previsão divulgada agora, não é uma tendência conclusiva de ocorrência ou não de inverno este ano, pois a série de reuniões de trabalho sobre a previsão de clima devem continuar até o meio abril. A próxima reunião está prevista para Natal na quinta e sexta-feira depois do Carnaval, em fevereiro.

Mas, pra esta semana, a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de possibilidades de pancadas de chuvas no litoral e em outras regiões do Rio Grande do Norte.

Em Natal, segundo o Inpe, também poderá chover durante a semana, sendo que a maior probabilidade de chuvas (30%) é para a sexta-feira, enquanto o na quarta-feira o índice é de 13%. Os  demais dias da semana a possibilidade de chuva fica entre 5% e 7%. 

A seca que castiga o interior do Estado deve dar uma trégua este ano. De acordo com previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), feita em dezembro, a quadra chuvosa – que geralmente inicia  no mês de março e segue até o mês de junho – pode ter início mais cedo em 2015. O prognóstico é baseado em observações das frentes frias e temperatura do Oceano Atlântico.

No último fim de semana choveu em 32 municípios do Estado, segundo o Setor de Meteorologia da Emparn. Os maiores volumes de chuvas ocorreram em Lagoa de Pedras 34,6 milímetros, Parnamirim 33,5 mm, São G. Do Amarante 27,8 mm e Nova Cruz 26,0 mm. Mas essas  chuvas foram provocadas por um sistema vindo do oceano. As chuvas no semiárido dependem do deslocamento da zona de convergência intertropical.   

* Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.