quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Vidente erra e voo condenado a cair chega a Brasília em segurança


Ao som de Samba de Avião, de Tom Jobim, os passageiros do voo JJ4732 se acomodavam no aeronave por volta das 7h50 desta segunda-feira (26), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O assunto da viagem até Brasília todos que estavam a bordo já sabiam: aquele era o voo citado na premonição do vidente Jucelino Nóbrega da Luz, que alertou para um acidente na avenida Paulista, há alguns meses. Questionadas, algumas pessoas faziam piada, outras preferiam nem comentar.

O comandante Pope fala aos passageiros e, sem citar a premonição, diz que todos estão lá para garantir a segurança. Na poltrona 19C, sentou-se o vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo. Ele e a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da companhia, Gislaine Rossetti, decidiram embarcar no voo "condenado" pelo vidente.
— É uma demonstração de confiança para passageiros e funcionários. Nós confiamos muito no que fazemos. [...] A gente respeita muito quem tem superstições, todo mundo tem um pouquinho. Mas vamos ser técnicos, o voo tem que sair no horário, tem muita gente que tem compromisso, nós precisamos honrar o contrato dos passageiros e precisamos respeitar o lado emocional de todo mundo.
Às 8h42 o Airbus A319 decola de Congonhas e sobrevoa a capital. Antes de a visão ser coberta pelas nuvens é possível ver que a aeronave faz uma curva à esquerda e passa sobre a região da avenida Luís Carlos Berrini, bem longe da avenida Paulista, onde, segundo Luz, o avião se chocaria com um prédio. Logo após a decolagem, o vice-presidente da TAM, "comemorou".
— Pronto, estamos no ar.
Nos fundos do avião, três homens de Curitiba riem ao contar que pediram para embarcar. Se não viajassem no "voo da premonição", corriam o risco de perder outra aeronave em Manaus e atrasar a pescaria planejada na Amazônia, como conta o curitibano João Manoel.
— A gente insistiu para embarcar nesse voo. Falamos: se for cair, queremos cair pescando.
Se tem a ver com o anúncio de Jucelino Luz ou não, é fato que não havia políticos a bordo. Amparo diz que é normal os parlamentares irem para Brasília na segunda ou na terça-feira. A aeronave decolou com quase metade dos lugares vazios, mas a companhia afirma que o número é normal para essa rota às quartas-feiras.
Ao sobrevoar o interior paulista, o comandante avisa que devido ao tráfego aéreo intenso em Brasília, teria que atrasar a chegada em torno de 20 minutos. O avião deu duas voltas no céu enquanto aguardava autorização para prosseguir.
Por volta das 10h30, o avião toca o solo na capital federal, sem festa, sem surpresas. A tranquilidade do voo é a mesma da fala do comandante, que admite não ter acreditado na premonição. Mesmo assim, falou com parentes e amigos sobre o voo que faria. 
— A gente comenta, né. Fala assim: reza, faz uma oração aí — disse rindo, antes de liberar a aeronave para outra tripulação que seguiria para o Rio de Janeiro.
Avião decolou às 8h30 de SP e pousou às 10h35 em BrasíliaFernando Mellis/R7
Erros e acertos
As previsões de Jucelino Nóbrega da Luz ganharam destaque na mídia quando o avião do então candidato à Presidência Eduardo Campos caiu na Baixada Santista, em agosto deste ano. O vidente teria enviado, segundo consta em seu site, uma carta em 2005 alertando sobre um sinal de que a vida do político estaria em risco e que uma “sabotagem” poderia derrubar “seu avião em Santos, em 13/08/14”.
Apesar do suposto acerto, há quem conteste a previsão já que a carta só foi divulgada no site do vidente após o acidente. Além disso, não é possível comprovar se o recado realmente foi enviado pelos Correios para Eduardo Campos na data indicada.  
Além disso, Luz acertou que haveria um terremoto no Japão em novembro deste ano. O terremoto em questão, de magnitude 6.8, aconteceu no sábado (22) na cidade de Nagano, no Japão, causando o desabamento de dezenas de casas. Somente a previsão da magnitude do terremoto que bateu na trave. Na lista de Nóbrega da Luz informava que o terremoto seria de magnitude 6.0.
Outro acerto do vidente foi o ataque no Iraque, próximo a Bagdá. De acordo com o sensitivo, um ataque nessa região deixaria dezenas de mortos. A previsão se concretizou também neste sábado (22). Militantes do Estado Islâmico mataram 25 membros de uma tribo muçulmana sunita durante ataque a uma capital provincial a oeste de Bagdá. Apesar de ataques como esse não serem novidades no Iraque, esse caso chama a atenção porque não são comuns ações desse tipo próximas a Bagdá.
Apesar dos acertos, a lista contém outras cerca de 30 previsões para novembro, que, pelo menos ainda, não se concretizaram. Além disso, em relação ao caso do acidente com o avião da TAM, o vidente voltou atrás em sua previsão nesta terça-feira (25) e declarou que a queda não ia mais acontecer.
Segundo ele, quando se alteram os fatores, mudam-se os fatos e já que a TAM alterou o número do voo de JJ-3720 para JJ-4732, além de mudar a aeronave, que apresentaria problemas mecânicos. A empresa nega que a alteração tenha ligação com a premonição.

* R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.