quinta-feira, 31 de julho de 2014

COPIRN apresenta prognóstico do PMSB através de audiência pública em Itaú-RN


O Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN) apresentou aos munícipes de Itaú-RN na manhã desta quarta-feira, 30 de julho de 2014, o Prognóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Itaú através De audiência pública, na Câmara Municipal.

O Secretário de administração e finanças, Marcos Moreira, fez a abertura da audiência agradecendo a presença dos que compareceram, atendendo assim ao convite feito, enfatizando a importância do PMSB.

Em seguida passou a palavra para os representantes do COPIRN na pessoa de Francisco Alves, que fez a introdução explicando o que seria o prognóstico baseado na Lei 11.445/07 do PMSB e as responsabilidades do consórcio. Destacando que é através deste prognóstico que foi encontrado os problemas dentro do município, onde esse mapa, ou radiografia mostra as dificuldades e as propostas para a resolução dos mesmos.

O engenheiro Dr. Alex Feitosa, ficou a cargo de apresentar a comunidade os quatro eixos analisados, que são: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem.

A cada eixo apresentado a comunidade opinava em relação a apresentação, dando sugestões ou apontando problemas que supostamente não estariam inseridos no plano.



O primeiro eixo apresentado por Alex Feitosa foi o Abastecimento de água, onde foi explicado que a Companhia de Abastecimento de água e esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN) não é detentora da água do município, e sim a prefeitura, a CAERN é apenas a detentora dos serviços prestados a comunidade. Esse questionamento levantou a inconformidade dos presentes que se viram de mãos atadas, pois quando buscam os representantes da CAERN, os mesmos fazem vista grossa e não buscam as soluções para os problemas encontrados na tubulação.

Porém foi apresentado a preocupação da CAERN em legalizar a concessão do fornecimento de água que estão vencidos, e o PMSB vem garantir os direitos dos consumidores.



O segundo eixo foi em relação ao Esgotamento Sanitário, onde Alex fez a apresentação mostrando que esse eixo precisa de mais cuidados, por ser caro, e o município ainda não disponibilizar, pois um erro nesse planejamento acarretará grandes consequências para o futuro.

Em relação a esse segundo eixo, a população questionou em relação ao lançamento dos esgotos e lixos nos mananciais, no caso do município de Itaú o açude currais que é praticamente o depósito da população.

Alex destacou a preocupação em relação aos postos de lavagens, onde os metais pesados são lançados no açude, entrando na cadeia alimentar através dos peixes, causando doenças na população, precisando assim uma atenção especial.



O terceiro eixo apresentado foi os Resíduos Sólidos; sendo destacado a preocupação com os lixões, e a falta de condições do município em construir um aterro sanitário e a solução apresenta pelo consorcio foi o consorcio dos município para construção do aterro sanitário.



O último eixo foi em relação a Drenagem sugerindo o direcionamento das águas que causam transtornos aos moradores, como os alagamentos, que no período de inverno causa desconforto aos munícipes.

Em todos os eixos foram apresentados projetos que deverão ser implantados no decorrer dos anos, ou seja, em curto, médio e longo prazo.

Francisco fez as considerações finais da audiência pública, destacando que o plano não se resume somente na parte técnica e sim a participação da população e do poder público na elaboração do PMSB, sendo transformado em Lei, obrigando os futuros gestores cumprirem a lei do plano. Encerrando dizendo que a parceria continua, o trabalho não termina por aqui, propondo um conferência municipal com a participação social em um ambiente maior.

Phabiano Santos em nome do Prefeito Ciro Bezerra agradeceu o COPIRN pela audiência e ao público presente que se fizeram presentes na audiência pública.

Os representantes do COPIRN que marcaram presença na audiência foram o Sr. Francisco Alves, Engenheiro Dr. Alex Feitosa e o Técnico Atelson Clementino.










Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.