domingo, 30 de março de 2014

Hamilton vence na Malásia; Massa segura companheiro no fim e é o 7º

AFP PHOTO / ROSLAN RAHMAN

O inglês Lewis Hamilton não teve dificuldades para vencer o GP da Malásia de Fórmula 1, neste domingo, no circuito de Sepang, e mostrou que  a missão de as equipes rivais baterem a Mercedes não será nada fácil nesta temporada. O time fez dobradinha, com Nico Rosberg na segunda colocação. O tetracampeão mundial Sebastian Vettel completou o pódio, na terceira colocação.

A Mercedes já havia vencido a primeira corrida, na Austrália, com Rosberg, muito graças a problemas no carro do companheiro, que também havia feito a pole position, assim como fora na segunda prova do ano.  

Já o brasileiro Felipe Massa fez boa corrida de recuperação, e depois de largar em 13º, terminou em sétimo, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas. A disputa entre os dois nas voltas finais foi muito acirrada e "saiu faísca", mas o ex-piloto da Ferrari conseguiu se manter à frente. O brasileiro supostamente desrespeitou uma ordem da equipe e irritou o rival. Mas disse não temer uma dura.  

Massa soma assim seus seis primeiros pontos no Mundial de pilotos, já que na primeira prova, na Austrália, foi atingido pelo japonês Kobayashi e teve que abandonar.

A liderança do Mundial é de Rosberg, com 43 pontos. Hamilton é o segundo, com 25, um ponto à frente de Fernando Alonso, o terceiro. O espanhol terminou em quarto na prova deste domingo.

A corrida

Depois da largada, Vettel e Rosberg travaram disputa pela segunda posição, e o piloto da Mercedes conseguiu levar a melhor e melhorou uma posição em relação ao grid. Hamilton se aproveitou e manteve a ponta sem ser assustado.

A Ferrari de Kimi Raikkonen teve problemas ao ser tocada por Magnussen, e o pneu furou. O finlandês teve que voltar para os boxes na volta seguinte.

No pelotão traseiro, Felipe Massa fez ótima largada e conseguiu galgar três posições ainda na primeira volta. Na quarta, chegou até a ficar em oitavo, mas logo depois perdeu posição para Magnussen e foi para nono. O brasileiro chegou a ser ameaçado pelo companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, mas manteve a posição e não foi ultrapassado.

Dali até a metade da corrida, as trocas de posições entre os carros ocorreram quase que somente nos momentos das entradas dos carros nos boxes. Hamilton disparou na ponta e fez sua vitória parecer só questão de tempo. Rosberg, se não ameaçava o companheiro de equipe, pelo menos se distanciou dos carros da Red Bull e já deixava uma dobradinha encaminhada.

Sem chuva, as Williams mostravam desempenho bem melhor, e Massa e Bottas faziam boa corrida de recuperação depois de largarem bem atrás. O brasileiro era o sétimo na metade da prova, e o finlandês estava uma posição atrás.

As equipe passaram a ser assombradas com a possibilidade de a chuva chegar. Pelo rádio, a Red Bull e Mercedes avisaram seus pilotos de que existia a possibilidade de cair água em Sepang. Mas ela acabou não aparecendo.

Massa ganhou uma posição e ficou em sexto depois que o australiano Ricciardo teve problemas na asa dianteira e teve que parar nos boxes quando estava na quarta colocação. Ainda foi penalizado em dez segundos depois que saiu dos boxes com a roda solta e relargou em último.

Mas depois que o brasileiro foi para os boxes pela terceira vez, acabou voltando em sétimo. Pressionou muito o inglês Jenson Button nas últimas voltas, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Ainda sofreu muito nas voltas finais para segurar a sétima colocação no final. A Williams passou um rádio no fim dizendo que a disputa estava aberta, e que o finlandês teria liberdade para atacar. O duelo foi aberto e parecia questão de tempo para Bottas conseguir ultrapassagem, a dúvida é se isso ocorreria antes de a bandeira quadriculada ser mostrada. Mas não foi e Massa ficou à frente.


Confira como ficou a classificação do GP da Malásia

1. Lewis Hamilton        Mercedes                1min40s25
2. Nico Rosberg          Mercedes               +17.313s
3. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       +24.534s
4. Fernando Alonso       Ferrari                +35.992s
5. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   +47.199s
6. Jenson Button         McLaren-Mercedes       +1m23.691s
7. Felipe Massa          Williams-Mercedes      +1m25.076s
8. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      +1m25.537s
9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       +1 volta
10. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     +1 volta
11. Romain Grosjean       Lotus-Renault          +1 volta
12. Kimi Raikkonen        Ferrari                +1 volta
13. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       +1 volta
14. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       +2 voltas
15. Max Chilton           Marussia-Ferrari       +2 voltas

Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.