quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ministro da Saúde garante verbas para o RN



O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, assegurou o repasse de recursos fundo a fundo para a reforma e ampliação do Hospital dos Pescadores, o que permitirá o aumento da oferta de leitos dos atuais 23 para 50. Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o processo de contratualização de 10 leitos de UTI no Hospital Infantil Varela Santiago. Essas medidas são importantes, pois Natal é, talvez, a única capital do país que não mantém seus próprios leitos de UTI, e uma das raras a não ter hospital geral municipal.

Também ficou acertado que o Governo do Estado e o município vão apresentar projetos para a implantação de dois pólos de atendimento secundário ao pé diabético. O RN tem elevado índice de amputação por diabetes, em decorrência de atendimento básico inadequado. Os encaminhamentos foram dados após reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito de Natal Carlos Eduardo, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir uma pauta de ações coordenadas dos três entes federados - União, Estado e Município - voltada à melhoria do atendimento médico aos usuários do Sistema Único de Saúde no RN.
No encontro ficou decidido que os três entes vão trabalhar juntos no aprimoramento da Central de Regulação Única (CRU), implantada no 2º semestre de 2012, para que faça a regulação de todos os leitos do SUS na Região Metropolitana. A governadora fez um balanço positivo do encontro. "Pudemos expôr as deficiências e as necessidades do município". O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, disse que "a reunião será um marco na formação de um pacto que fortaleça a gestão compartilhada no SUS, em Natal", disse.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte/Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.