quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Maioria de candidatos a vereador de Natal é de comerciantes

Os comerciantes de Natal formam a categoria que tem mais representantes disputando uma cadeira na Câmara Municipal. Dos 425 que pleiteiam as 29 vagas da Casa, 27 declararam ter tal ocupação, o que corresponde a 6,3% dos candidatos. A segunda profissão mais representada é a de empresário, com 23 nomes, correspondendo a 5,4% de todos os concorrentes.
As donas de casa, mulheres sem ocupação formal, ficaram em terceiro lugar, somando 21 candidaturas, que têm o percentual geral de 4,9% entre os concorrentes. O que chama atenção é o crescimento das candidaturas deste segmento, que, na maioria das vezes, não são levadas à frente. Elas são usadas, em muitos casos, para preencher os 30% de candidaturas femininas exigidos pela lei.
A cota de mulheres nas coligações tem provocado uma participação feminina maior no processo eleitoral. No entanto, em muitos casos, elas aparecem como laranjas. Não só donas de casa, mas mulheres de várias outras ocupações são escritas, em diversos casos, para evitar que a coligação seja impugnada por não cumprir a cota exigida pela legislação.
Em quarto lugar, aparece a categoria dos servidores públicos municipais, representados por 19 concorrentes, que chegam a 4,4% do total. Os servidores públicos estaduais, que é a quinta profissão a apresentar mais representantes, tem 18 nomes aptos a disputar as vagas. Eles representam 4,2% dos nomes que tentam entrar na Câmara Municipal de Natal.
Também na quinta posição, estão os candidatos que se descreveram como estudantes, bolsistas, estagiários e assemelhados, com 18 pessoas concorrendo. Logo após, em sexto, vem os aposentados. A classe tem 17 representantes na disputa. Muitos são candidatos pela primeira vez. Esses candidatos representam 4% dos que pretendem chegar ao legislativo.
A sétima ocupação que mais se interessou pela Câmara foi a de professor de ensino médio. Foram 15 candidatos registrados, que correspondem a 2,8%. Em oitavo, estão os professores de ensino fundamental e os advogados, com 12representantes cada. O percentual é de 2,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.