quinta-feira, 13 de setembro de 2012

  • Fogo atinge Serra da Canastra, em Minas Gerais, desde o último dia 6 de setembro


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais registra dez incêndios em áreas de preservação ambiental estaduais e federais no Estado. A situação mais preocupante é a do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde desde o último dia 6, focos de incêndio consomem a vegetação do local, localizado no município de São Roque de Minas (320 km de Belo Horizonte).
De acordo com Christian Berlink, coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), estima-se que o fogo já tenha consumido boa parte da vegetação da unidade de preservação, que conta com área total de 71 mil hectares, caracterizado pelo bioma de Cerrado e abriga a nascente do rio São Francisco, de acordo com o instituto. A mensuração da área atingida pelas chamas ainda não foi feita.
No local, conforme Berlink, vários incêndios considerados criminosos vêm sendo praticados há pelo menos dois meses. Ao todo, cem homens, compostos por brigadistas do parque e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), além de homens do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tentam debelar as chamas com o auxílio de quatro aviões preparados para combate a incêndios dessa natureza.
Berlink não soube precisar se esse incêndio é considerado o pior que já foi registrado no parque em razão de ele ainda não ter sido controlado. O administrador do parque, Darlan de Pádua, informou ao UOL que nesta terça-feira (11) a nascente do rio São Francisco foi isolada. O dirigente afirmou que a situação nesta quarta-feira tende a melhorar, mas ainda sem previsão de controle total do incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.