quarta-feira, 30 de maio de 2012

Copa das Confederações: Brasil só joga no Maracanã caso chegue à final

 

Com Recife e Salvador como cidades-sede, Fifa divulga tabela da competição, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

Em evento no Rio de Janeiro, com a presença do secretário-geral Jérôme Valcke, Bebeto e Aldo Rebelo, ministro do Esporte, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram, na manhã desta quarta-feira, a tabela da Copa das Confederações. Como no Mundial de 2014, a seleção brasileira só jogará no Maracanã caso chegue à decisão da competição, que será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. Ronaldo não compareceu à coletiva.
A abertura será no dia 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal. Depois, o Brasil entra em campo em 19 de junho, em Fortaleza, às 16h. O último jogo da primeira fase será em Salvador, dia 22 de junho, também às 16h. Se passar em primeiro do Grupo A, a Seleção joga a semifinal em 26 de junho em Belo Horizonte, às 16h. Caso seja o segundo colocado, a partida será no Castelão, no mesmo horário, mas um dia depois. A decisão do dia 30 de junho está marcada para as 19hno Rio de Janeiro. Somente a disputa pelo terceiro lugar, na Fonte Nova, no dia da final, será às 13h. Todos os horários acima são de Brasília.
Brasília terá apenas uma partida em toda a competição. A tabela apresentada conta com jogos em Recife e Salvador, mas as duas cidades ainda esperam confirmação da Fifa apenas em novembro sobre a participação no torneio (as tabelas com quatro ou cinco sedes não foram divulgadas).
- Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014. Ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros - disse Valcke, que participou de seu primeiro evento no Brasil desde a polêmica sobre o "chute no traseiro" em março.
logo da  copa das confederações no Brasil  (Foto: Divulgação / Site Oficial da Fifa)Logo da Copa das Confederações tem um
sabiá-bandeira (Foto: Divulgação / Fifa.com)
Alguns governadores marcaram presença no evento no Rio de Janeiro. Jaques Wagner, da Bahia, Agnelo Queiroz, de Brasília, Eduardo Campos, de Pernambuco, estiveram ao lado de outros representantes dos demais estados confirmados na competição.
A Copa das Confederações terá oito seleções divididas em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam às semifinais. O sorteio das chaves será em São Paulo, no dia 1º de dezembro. Os ingressos começarão a ser vendidos pouco depois.
- As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos. Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam - afirmou Aldo.
Até o momento, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América 2011), o México (venceu a Copa Ouro 2011, da Concacaf), o Japão (vencedor da Copa da Ásia 2011), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da UEFA Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.
Além disso, o COL e a Fifa anunciaram a Wiseup, escola de idiomas, como novo patrocinador nacional para a Copa do Mundo. A Globo Marcas também foi confirmada como parceira oficial da Fifa para comercializar produtos da competição.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.